OBJETIVOS:
Reconhecer as diferentes representações de um número racional (DESCRITOR 21)
Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados (DESCRITOR 22)
Identificar frações equivalentes (DESCRITOR 23)
ATIVIDADE 15 - MATEMÁTICA
01. Observe as figuras:
Pedrinho e José fizeram uma aposta para ver quem comia mais pedaços de pizza. Pediram duas pizzas de igual tamanho. Pedrinho dividiu a sua em oito pedaços iguais e comeu seis: José dividiu a sua em doze pedaços iguais e comeu nove. Então,
(A) Pedrinho e José comeram a mesma quantidade de pizza.
(B) José comeu o dobro do que Pedrinho comeu.
(C) Pedrinho comeu o triplo do que José comeu.
(D) José comeu a metade do que Pedrinho comeu.
02. No Brasil, da população vive na zona urbana. De que outra forma podemos representar esta fração?
(A) 15%
(B) 25%
(C) 34%
(D) 75%
03. Carlinhos fez uma figura formada por vários triângulos e coloriram alguns. Em qual das figuras abaixo o número de triângulos coloridos representa do total de triângulos:
(A)
(B)
(C)
(D)
04. Leia os pares de frações que a professora escreveu no quadro.
Quais desses pares apresentam frações equivalentes?
(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e IV.
(D) I e IV.
05.Qual dos números abaixo representa 36%?
A) 0,036
B) 0,36
C) 3,6
D) 36
06. Ana, Bia, Cris e Dani estão colecionando figurinhas para completar seus alguns. Ana completou de seu álbum. Bia completou , Cris e Dani . As amigas que completaram a mesma fração do álbum são:
A) Ana e Bia.
B) Ana e Dani.
C) Bia e Cris.
D) Bia e Dani.
07. Cada uma das figuras seguintes está dividida em 16 partes iguais. Em qual delas a parte cinza corresponde a 5/8 da área total?
(A) A
(B) B
(C) C
(D) D