9M15 - Matemática 15 - 9º Ano - FRAÇÃO


OBJETIVOS:

  • Reconhecer as diferentes representações de um número racional (DESCRITOR 21)

  • Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados (DESCRITOR 22)

  • Identificar frações equivalentes (DESCRITOR 23)




ATIVIDADE 15 - MATEMÁTICA


01. Observe as figuras:

Pedrinho e José fizeram uma aposta para ver quem comia mais pedaços de pizza. Pediram duas pizzas de igual tamanho. Pedrinho dividiu a sua em oito pedaços iguais e comeu seis: José dividiu a sua em doze pedaços iguais e comeu nove. Então,

(A) Pedrinho e José comeram a mesma quantidade de pizza.

(B) José comeu o dobro do que Pedrinho comeu.

(C) Pedrinho comeu o triplo do que José comeu. 

(D) José comeu a metade do que Pedrinho comeu. 


02. No Brasil, da população vive na zona urbana. De que outra forma podemos representar esta fração?   


(A) 15%

(B) 25%

(C) 34%

(D) 75%



03. Carlinhos fez uma figura formada por vários triângulos e coloriram alguns. Em qual das figuras abaixo o número de triângulos coloridos representa do total de triângulos:



(A)

(B)

(C)

(D)



04. Leia os pares de frações que a professora escreveu no quadro.   

Quais desses pares apresentam frações equivalentes?

(A) I e II.

(B) I e III.

(C) II e IV.

(D) I e IV.



05.Qual dos números abaixo representa 36%?

A) 0,036

B) 0,36

C) 3,6

D) 36



06. Ana, Bia, Cris e Dani estão colecionando figurinhas para completar seus alguns. Ana completou de seu álbum. Bia completou , Cris e Dani . As amigas que completaram a mesma fração do álbum são:

A) Ana e Bia.

B) Ana e Dani.

C) Bia e Cris.

D) Bia e Dani. 




07. Cada uma das figuras seguintes está dividida em 16 partes iguais. Em qual delas a parte cinza corresponde a 5/8 da área total?

(A) A

(B) B

(C) C

(D) D