História 4
9º Ano
Canudos e Contestados
As revoltas rurais na Primeira Republica : Canudos e Contestados
Os primeiros anos da República viram muitas revoltas. Algumas delas eclodiram na capital, Rio de Janeiro, devido às novas medidas de modernização da cidade.
Outras eclodiram longe do centro político do país. As mais conhecidas desta última categoria foram as guerras de Canudos e do Contestado.
Antecedentes
O governo centralizava os esforços de desenvolvimento na região sudeste, em especial por causa da política do café-com-leite, uma aliança que permitia o revezamento de políticos mineiros e paulistas na presidência.
Por isso, o povo das outras regiões se sentia desamparado e esquecido.
Canudos
Causas da Guerra
A região Nordeste perdeu destaque – e, consequentemente, investimentos – com o fim do ciclo da cana-de-açúcar.
A concorrência de outros países e a escolha de focar em outros cultivos no Brasil gerou abandono e desemprego.
No final do Império e, em especial, nos primeiros anos da República, milhares de nordestinos migraram para a região sudeste.
Aqueles que ficaram estavam sujeitos a dificuldades de sobrevivência e aos desmandos dos coronéis para quem trabalhavam. O povo do sertão era o que mais sofria, pois tinha ainda de enfrentar a seca.
O povo estava desesperado por uma solução para mudar de vida. E esta solução veio com o beato Antônio Conselheiro.
Conselheiro fazia obras de caridade no sertão, e era um opositor da República, uma vez que a proclamação desta separou a Igreja do Estado.
Por suas obras e seu discurso messiânico, ou seja, que pregava sobre a chegada de um messias e de um novo tempo, ele acabou atraindo muitos seguidores.
A Guerra de Canudos
Os seguidores de Antônio Conselheiro deixaram suas pobres casas e as fazendas em que trabalhavam e se estabeleceram no arraial de Canudos, na Bahia, onde criaram uma comunidade de mais de 30 mil habitantes chamada Belo Monte, em que tudo era de todos.
Conselheiro e sua comunidade de Belo Monte não foram bem vistos pelos poderosos e, por causa de sua pregação contra a República, espalhou-se o boato de que Conselheiro planejava, com o povo de Belo Monte, uma revolução para retomar a monarquia. Por isso, o governo do estado da Bahia manda atacar Canudos em 1896.
As três primeiras expedições, sendo a primeira do governo estadual e as outras duas do governo federal, fracassam frente à resistência dos sertanejos.
A quarta expedição, com mais de 13 mil soldados, inicia um combate que dura mais de dois meses e dizima Belo Monte.
Antônio Conselheiro morre de causas naturais antes do fim do conflito e, em 1º de outubro de 1897, o que resta da comunidade é queimada, seus membros sobreviventes são degolados e o corpo de Conselheiro é desenterrado e decapitado.
O engenheiro e escritor Euclides da Cunha, testemunha ocular do conflito, narra o que presenciou no livro “Os Sertões”.
Contestado.
Guerra do Contestado
Causas da Guerra
O Contestado era uma faixa de terra entre Paraná e Santa Catarina que era disputada pelos dois estados. Mais de 60 mil pessoas moravam nesta região, entre posseiros e empregados dos coronéis.
A região passava por grandes transformações com a chegada de uma companhia ferroviária norte-americana, que recebe grandes vantagens para extrair madeira do local e construir uma ferrovia.
Após a ferrovia ficar pronta, cerca de 8 mil pessoas ficaram desempregadas. Boa parte delas passou a seguir outro líder messiânico, chamado Monge José Maria de Santo Agostinho.
Os seguidores de José Maria adotaram o costume de rasparem a cabeça, após um episódio de repreensão em que homens da polícia estadual prenderam e rasparam a cabeça de seguidores do Monge.
Por isso, os seguidores passaram a se chamar “pelados”, e os inimigos do Monge eram os “peludos”. Os pelados reuniram-se e formaram uma comunidade no Paraná.
Novamente foram os coronéis que atacaram a comunidade. A diferença é que, neste caso, o líder da comunidade, o Monge José Maria, foi morto na primeira expedição .Os pelados passam a considerá-lo santo, e a fé nele só aumenta. A comunidade chega a ter 20 mil pessoas.
Atividade
1º-) complete o que se pede sobre a Guerra de Canudos e a Guerra do Contestado :
a) Local e época
b) Motivo
c) Lideres
d) Como terminou esses conflitos.
2º-) Após a estudo do texto sobre as revoltas urbanas ( Vacina e Chibata ) e rurais ( Canudos e Contestado). Redija um texto mostrando seus conhecimentos sobre as mesmas.
Bons estudos.