7H4

 

 

 

 



História 4
7º Ano
Os povos indígenas no Brasil



POVOS INDÍGENAS NO BRASIL

        Somos um povo constituído de mistura de várias etnias, por pessoas nascida no Brasil e também por estrangeiros que vivem aqui.
        Essa composição do povo brasileiro começou a se formar no século XV, com a chegada dos europeus. O território onde hoje é o Brasil era habitado por centenas de povos indígenas, cada qual com a sua própria cultura.
       Os portugueses encontraram muitas tribos distribuídas por todo o território, com culturas e hábitos próprios.
       No início, os indígenas se envolveram na troca de produtos por outras mercadorias, porém quando a colonização europeia se estabeleceu de verdade, com a exploração das terras, as relações com os indígenas se tornaram cada vez mais violenta e as guerras foram inevitáveis.
       Era comum entre algumas tribos indígenas aceitar europeus em suas comunidades por meio da união destes membros com membros do grupo. Os filhos dessa união eram mestiços, chamados mamelucos, pois não eram considerados indígenas, nem europeus.
    Essas uniões deram início à mestiçagem dos povos e à mistura das culturas de cada um deles aceitar europeus.

Texto 01

01-- Pesquise no texto o trecho que fala sobre como era comum algumas tribos indígenas aceitarem os Europeus em sua comunidade e copie-o na íntegra :

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


02 -Com a união de membros das tribos com membros de outros grupos nasceram os mestiços, chamados de:

(   ) africanos
(   ) mamelucos
(   ) Europeus

Texto 02

De acordo com esses registros, os povos tupi-guarani organizavam aldeias que variavam entre os seus 500 e 750 habitantes. A presença da aldeia era temporária e todo o seu contingente era dividido entre seis a dez casas, sendo que cada uma delas poderia variar de tamanho e comprimento de acordo com as necessidades materiais e culturais de cada aldeia. Para buscarem sustento, os tupis desenvolveram a exploração da coleta, da caça, da pesca e, em alguns casos, das atividades agrícolas.

A realização das tarefas cotidianas poderia variar segundo o gênero e a idade de cada um dos integrantes da aldeia. Em suma, as mulheres tinham a obrigação de desenvolver as atividades agrícolas, fabricar peças artesanais, processar os alimentos e cuidar dos menores. Já os homens deveriam realizar o preparo das terras e as atividades de caça e pesca. Tendo outro modelo de organização familiar, os índios organizavam casamentos e, em algumas situações, a poligamia era aceita.

No campo religioso, alguns desses povos acreditavam na existência dos espíritos, na reencarnação dos seus antepassados e na compreensão dos fenômenos naturais como divindades. Em diversas situações, esse corolário de crenças era fonte de explicação para a origem do mundo ou a ocorrência de algum evento significativo. Em alguns casos, os índios praticavam a antropofagia como um importante ritual em que os guerreiros da tribo absorviam a força e as habilidades dos inimigos capturados.

03- De acordo com o texto nº 02 como era a organização dos tupis-guaranis?


04- Marque V para verdadeiro e F para falso.
A-(   ) os índios praticavam a antropofagia como um importante ritual em que os guerreiros da tribo absorviam a força e as habilidades dos inimigos capturados.
B-(   ) nenhum alguns desses povos acreditavam na existência dos espíritos
C-(   ) Os homens tinham a obrigação de desenvolver as atividades agrícolas, fabricar peças artesanais, processar os alimentos e cuidar dos menores.
D-(   ) os tupis desenvolveram a exploração da coleta, da caça, da pesca e, em alguns casos, das atividades agrícolas.


05- Quais eram as obrigações das mulheres na aldeia da mulher?