Gênero Textual: Canção
Trata-se de uma composição musical para ser cantado, o que envolve, necessariamente, uma preocupação com o ritmo, a seleção de palavras, a rima, enfim, com a musicalidade das palavras.
Os gêneros textuais (poema e canção) trabalham com recursos expressivos, com a linguagem poética, apoiam-se em métrica fixa ou não, em rimas regulares ou não, mas tem no ritmo a sua marca essencial, tem modos de organização do discurso parecidos e visam a causar prazer estético. O ritmo é muito ligado à música, aos instrumentos, aos arranjos etc. Muitas vezes, a nossa leitura "muda" quando ouvimos a música da canção que analisamos em sala de aula.
Os gêneros textuais poema e canção são bastante semelhantes. Ambos têm como objetivo fazer da língua o instrumento artístico capaz de tocar a sensibilidade do destinatário. São similares também quanto ao formato, pois são constituídos de versos, agrupados em estrofes e se caracterizam pelo ritmo.
Assim, ambos os gêneros textuais (poema e canção) trabalham com recursos expressivos, com a linguagem poética, apoiam- se em métrica fixa ou não, em rimas regulares ou não, mas têm no ritmo a sua marca essencial e visam a causar prazer estético.
Esse gênero textual está totalmente presente no nosso dia a dia, e podemos perceber que são vários os efeitos e sensações que a canção causa nas pessoas que tem a sensibilidade de aprecia-las.
Sobre o gênero textual música e os estilos musicais brasileiros responda:
Qual a importância da música para a sociedade contemporânea?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Como a música (letra e melodia) podem representar as críticas sociais de um povo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Qual a relação entre a música e a cultura de massa no Brasil?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Faça uma análise da música a seguir:
Busque relacionar a letra ao contexto social vivenciado na contemporaneidade
QUE PAÍS É ESTE (LEGIÃO URBANA)
Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
No Amazonas, no Araguaia-ia-ia
Na Baixada Fluminense
Mato Grosso, Minas Gerais
E no Nordeste tudo em pa
Na morte, eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis
Documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Terceiro mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Bom desempenho!