9P16 - Português 16 - 9º Ano - CANÇÃO PROTESTO E ELEMENTOS DE COESÃO


Gênero Textual: Canção

 

             Trata-se de uma composição musical para ser cantado, o que envolve, necessariamente, uma preocupação com o ritmo, a seleção de palavras, a rima, enfim, com a musicalidade das palavras.
            Os gêneros textuais (poema e canção) trabalham com recursos expressivos, com a linguagem poética, apoiam-se em métrica fixa ou não, em rimas regulares ou não, mas tem no ritmo a sua marca essencial, tem modos de organização do discurso parecidos e visam a causar prazer estético. O ritmo é muito ligado à música, aos instrumentos, aos arranjos etc. Muitas vezes, a nossa leitura "muda" quando ouvimos a música da canção que analisamos em sala de aula.  
              Os gêneros textuais poema e canção são bastante semelhantes. Ambos têm como objetivo fazer da língua o instrumento artístico capaz de tocar a sensibilidade do destinatário. São similares também quanto ao formato, pois são constituídos de versos, agrupados em estrofes e se caracterizam pelo ritmo. 

             Assim, ambos os gêneros textuais (poema e canção) trabalham com recursos expressivos, com a linguagem poética, apoiam- se em métrica fixa ou não, em rimas regulares ou não, mas têm no ritmo a sua marca essencial e visam a causar prazer estético.
              Esse gênero textual está totalmente presente no nosso dia a dia, e podemos perceber que são vários os efeitos e sensações que a canção causa nas pessoas que tem a sensibilidade de aprecia-las. 

 

  • Sobre o gênero textual música e os estilos musicais brasileiros responda:

 

  1. Qual a importância da música para a sociedade contemporânea?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Como a música (letra e melodia) podem representar as críticas sociais de um povo?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Qual a relação entre a música e a cultura de massa no Brasil? 

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  1. Faça uma análise da música a seguir:

Busque relacionar a letra ao contexto social vivenciado na contemporaneidade 

QUE PAÍS É ESTE (LEGIÃO URBANA)

Nas favelas, no Senado

Sujeira pra todo lado

Ninguém respeita a Constituição

Mas todos acreditam no futuro da nação



Que país é esse?

Que país é esse?

Que país é esse?


No Amazonas, no Araguaia-ia-ia

Na Baixada Fluminense

Mato Grosso, Minas Gerais

E no Nordeste tudo em pa

Na morte, eu descanso

Mas o sangue anda solto

Manchando os papéis

Documentos fiéis

Ao descanso do patrão


Que país é esse?

Que país é esse?

Que país é esse?



Terceiro mundo se for

Piada no exterior


Mas o Brasil vai ficar rico

Vamos faturar um milhão

Quando vendermos todas as almas

Dos nossos índios num leilão

Que país é esse?

Que país é esse?

Que país é esse?






______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Bom desempenho!