8A16 - Arte 16 - 8º Ano - FOTOGRAFIA E AUTOIMAGEM


Leia o texto atentamente e, em seguida, responda as questões


FOTOGRAFIA E AUTOIMAGEM

ELLEN PEDERÇANE


            A fotografia há muito é um recurso de memória, seja de cunho coletivo, histórico, registro documental ou pessoal. É memória, testemunho de uma época, de um acontecimento ou apenas recordação de um momento importante de história pessoal/familiar. A cada dia expande seu campo de ação e amplia seus significados, valores e funções. Hoje, um peso que vem ganhando notoriedade é o da autocontemplação. Do indivíduo perdido nesse cotidiano acelerado do século XXI permitindo-se parar e se observar ao ser fotografado.

Com o surgimento da fotografia digital, a proximidade dela com a população ganhou uma nova perspectiva. E seja de forma artística ou comercial, a possibilidade de ser retratado por um profissional é maior hoje do que há 20 anos. E essa proximidade da fotografia com o cidadão comum, entre outros quesitos, tem cumprido esse papel reflexivo: quem somos em meio a toda essa loucura que vivemos. O quanto nos olhamos dentro desse furacão.

Um simples ensaio fotográfico pode mexer seriamente com nossa autoestima. Agora, a fotografia é a cura da baixa-estima? Não é isso. Todavia, uma nova relação consigo mesmo, com seu corpo, com sua imagem é um pontapé importante para esses encontros constantemente adiados entre nós e nós mesmos. Estar "confortável" dentro do corpo que possuímos é um passo importante na caminhada de descoberta das incontáveis belezas que carregamos dentro de nós.

Outro fator interessante que nasce dessa proximidade é a quebra (mesmo que ainda de forma tímida) de padrões. Propagandas, comerciais, cinema, tantas informações que nos dizem como nosso corpo deve ser, deixa tão distante de nós o direito de saber o valor, a beleza e sensualidade que todos carregamos. O crescimento do ensaio boudoir* toca especialmente nesse ponto. São pessoas descobrindo sua beleza, suas nuances, se deliciando por ser quem se é, com suas curvas, sem preocupação com a perfeição. É um ensaio extremamente delicado e de um resultado tão positivo. É um leve grito de resistência num mar de padrões hipócritas. Todos têm de conhecer e reconhecer sua beleza e celebrá-la a qualquer hora. Um ensaio com essas características tem um papel também social, psicológico, um olhar que trata de inserir as pessoas e não as excluir ainda mais.

Um trabalho sensível, delicado, que exige tato do profissional. Uma experiência especial para o retratado e para o fotógrafo. Trabalhar com público e padrões fica mais interessante quando a proposta é ir além do senso comum. Tocar vidas e colaborar, mesmo com uma pequena porcentagem, da relação de autoamor que o retratado vive é apenas incrível. É aquele bônus de fazer um bom trabalho. É o bônus de compreender esses novos papéis da fotografia na atualidade. É aquele bônus de se ter um trabalho humano, atencioso, buscando olhar além do que somos "treinados" a olhar.


* Boudoir: Ensaio fotográfico sensual que mostra a intimidade, muitas vezes, de forma despretensiosa, contribuindo para a melhora da autoestima e da afirmação do corpo.



01. No texto "Fotografia e Autoimagem", qual é o tema discutido?


a. O texto defende a ideia de que devemos cada vez mais tirar fotos nossas, como as selfies, e nutrir admiração somente por nós mesmos e não pelos outros, pois isso aumenta nossa autoestima.

b. O texto reflete e discute sobre as principais peculiaridades da fotografia na atualidade e como o registro da nossa própria imagem pode ser benéfico para a autoestima pessoal.


c. A autora revela um grande problema que a atualidade enfrenta: a prática de fotografar, que vem sendo esquecida pelo tempo e, assim, deixando de perpetuar as memórias visuais que vivemos.




02. Assinale a alternativa em que as palavras apresentam o mesmo sentido que o termo destacado em "[No ensaio fotográfico] são pessoas descobrindo sua beleza, suas nuances, se deliciando por quem se é, com suas curvas, sem preocupação com a perfeição".

a. Emoções/atitudes.
b. Problemas/transtornos.
c. Formas/feições/contornos.



03. Assinale a alternativa que apresenta o significado da palavra destacada em: "Hoje, um peso que vem ganhando notoriedade é o da autocontemplação".

a. Estado de visibilidade, publicidade, representatividade.
b. Qualidade de ser original.
c. Característica do que vem se tornando inferior.

 


04. Com base no texto e na imagem, a opção que descreve corretamente a "fotografia militante" de Sebastião Salgado é:

 

a. o fotógrafo prioriza fotos em preto e branco por considerá-las mais respeitosas com os dramas sociais que retrata;

 

b. a fotografia documental de Salgado objetiva imortalizar o instante, oferecendo um registro fidedigno do mesmo;

 

c. para o fotógrafo, a câmera captura a beleza do mundo, emocionando os espectadores;

 

d. as fotografias de Salgado convidam a refletir acerca de problemas sociais, com fotos diretas e impactantes