9G14 - Geografia 14 - 9º Ano - População e urbanização da Europa.


01- A __________________ é uma região separatista da Espanha. É considerada uma das regiões administrativas espanholas mais desenvolvidas, e sua população possui um forte sentimento de identidade nacional e o desejo de formar um país independente. O período faz referência à

a) Bósnia.

b) Catalunha.

c) Hungria.

d) Irlanda.

e) Voivodina.


02- A população da Europa, nas últimas décadas, passou por importantes transformações estruturais que refletem na dinâmica política e econômica dos países europeus. São duas características gerais da população europeia a

a) alta natalidade e a alta taxa de mortalidade infantil.

b) baixa fecundidade nas áreas rurais e a baixa longevidade.

c) elevada taxa de mortalidade infantil e o grande número de idosos.

d) baixa taxa de natalidade e a alta expectativa de vida.

e) grande concentração de renda e a baixa igualdade de gênero.


03- Sobre a Europa Ocidental, é CORRETO afirmar:

a) Sofre uma crise demográfica, decorrente do aumento da oferta de empregos, que não é acompanhado de aumento equivalente do número de europeus adultos.

b) Vive uma crise social, decorrente da prosperidade das comunidades imigrantes, cujos membros ocupam os melhores empregos e salários, impedindo o acesso dos cidadãos europeus ao trabalho.

c) Se, num passado recente, os imigrantes, pouco exigentes, serviram para cobrir o déficit de mão de obra para serviços menos qualificados, hoje, com a crise econômica local, o aumento do desemprego tem levado os europeus a se sentirem prejudicados com a presença desses trabalhadores.

d) Ocorre um intenso processo de desindustrialização, ou seja, a migração de trabalhadores do setor secundário para o setor terciário, e neste setor a oferta é pequena.

e) A crise econômica que a região vem sofrendo decorre da automação de determinados setores da atividade produtiva, como a agropecuária, que têm liberado o trabalhador, aumentando desta forma o número de desempregados.



04- As afirmativas a seguir referem-se a determinados aspectos geográficos da Europa. Uma dessas afirmativas, contudo, NÃO corresponde à realidade.

Assinale-a.

a) Na década de 80, a Europa Ocidental foi marcada pela perda da capacidade competitiva industrial dos países, em relação à tecnologia japonesa e à norte-americana, sobretudo nos setores de telecomunicações e informática.

b) Com a queda do Muro de Berlim, a Alemanha passou por um processo de vertiginosa queda da produção industrial, o que implicou um avanço considerável das atividades econômicas desenvolvidas no setor primário.

c) Desde o início da Revolução Industrial, alguns países europeus tomaram a dianteira no processo de industrialização, permitindo, assim, maior acúmulo de riquezas e desenvolvimento econômico.

d) A industrialização ocorreu de forma diferente nos países do leste e do oeste da Europa. Nos países do Leste Europeu, o setor industrial ficou praticamente restrito às indústrias de base, alimentícias e têxteis.

e) As atividades agrícolas desenvolvidas em países como a Noruega, Suécia e Finlândia sofrem grandes restrições em decorrência das limitações impostas pelas condições climáticas, nas áreas de altas latitudes.



05- A industrialização clássica, iniciada na segunda metade do século XVIII, provocou uma série de transformações socioeconômicas no continente europeu, tais como:

a) retração do mercado – produção em larga escala.

b) transferência do centro econômico das áreas rurais para os centros urbanos – consolidação do capitalismo como sistema dominante.

c) aumento da intervenção do Estado nas atividades econômicas – afirmação da propriedade privada dos meios de produção.

d) relações de produção assalariada – fortalecimento das monarquias absolutistas.

e) padronização da produção – liberação de contingentes de mão de obra das zonas urbanas para as rurais.