SEDENTARISMO
O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva. Do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais. Segundo um trabalho realizado com ex-alunos da Universidade de Harvard, o gasto calórico semanal define se o indivíduo é sedentário ou ativo. Para deixar de fazer parte do grupo dos sedentários o indivíduo precisa gastar no mínimo 2.200 calorias por semana em atividades físicas.
Consequências do sedentarismo
A vida sedentária provoca literalmente o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física entram em um processo de regressão funcional, caracterizando, no caso dos músculos esqueléticos, um fenômeno associado à atrofia das fibras musculares, à perda da flexibilidade articular, além do comprometimento funcional de vários órgãos.
Doenças associadas à vida sedentária
O sedentarismo é a principal causa do aumento da incidência de várias doenças. Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol, infarto do miocárdio são alguns dos exemplos das doenças às quais o indivíduo sedentário se expõe. O sedentarismo é considerado o principal fator de risco para a morte súbita, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente às causas ou ao agravamento da grande maioria das doenças.
Deixando de ser sedentário
Para atingir o mínimo de atividade física semanal, existem várias propostas que podem ser adotadas de acordo com as possibilidades ou conveniências de cada um:
-Praticar atividades esportivas como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica, exercícios com pesos ou jogar bola é uma proposta válida para evitar o sedentarismo e importante para melhorar a qualidade de vida. Recomenda-se a realização de exercícios físicos de intensidade moderada durante 40 a 60 minutos de 3 a 5 vezes por semana;
-Exercer as atividades físicas necessárias à vida cotidiana de maneira consciente.
ATIVIDADE
1. Pode-se definir sedentarismo como sendo um
a) ( ) comportamento de uma pessoa que tem hábitos alimentares incorretos.
b) ( ) comportamento de alguém que se mantém fisicamente ativo.
c) ( ) atitudes de alguém que possui hábitos alimentares corretos.
d) ( ) comportamento de alguém que se mantém fisicamente inativo.
2. Pessoas que têm um estilo de vida sedentário possuem alto risco de doenças do coração, ou seja, o mais importante é sair do sedentarismo. Portanto, a prática regular de atividade física
a) ( ) irá nos tornar mais magros.
b) ( ) poderá nos tornar mais saudáveis.
c) ( ) provoca cansaço e indisposição.
d) ( ) irá nos transformar em atletas.
3. Qual das doenças abaixo não está relacionada ao sedentarismo?
a) ( ) Colesterol alto.
b) ( ) Malária.
c) ( ) Diabetes.
d) ( ) Hipertensão.
4. Assinale a alternativa em que todas as opções são benefícios físicos que podem ser obtidos através de exercícios físicos:
a) ( ) Aumento da flexibilidade e sensação de cansaço constante.
b) ( ) Diminuição da massa muscular e aumento da gordura corporal.
c) ( ) Aumento da flexibilidade e auxílio no combate à obesidade.
d) ( ) Diminuição da flexibilidade e contribuição para a obesidade.
5. Observe uma determinada situação e depois responda à questão:
Juscimeira adora ver televisão, navegar na internet e jogar videogame. Ela faz isso quase todos os dias. Além disso, Juscimeira também vai e volta da escola a pé, faz aulas de capoeira três vezes por semana e brinca com seus amigos na rua todos os dias.
Ela pode ser considerada uma pessoa
a) ( ) ativa, pois mesmo realizando atividades passivas, Juscimeira se movimenta bastante todos os dias.
b) ( ) sedentária, pois quem joga videogame todo dia não pode se considerada uma pessoa ativa.
c) ( ) ativa, pois navegar na internet deixa nossa mente muito rápida, pois absorvemos muitas informações.
d) ( ) sedentária, pois quem vê TV todo dia não pode ser considerada uma pessoa ativa e certamente será obesa.