8E13 - Educação Física 13 - 8º Ano - ANABOLIZANTES

Riscos e consequências de anabolizantes.

Os anabolizantes viraram uma verdadeira febre nas pessoas que treinam diariamente em busca de um corpo mais forte. Antigamente, os homens eram quem mais corriam atrás deste tipo de produto com a finalidade de poder ter braços musculosos, mas hoje em dia, o número de mulheres que também se arriscam em utilizar este tipo de produto também é muito grande.

Elas buscam ter um corpo mais torneado, com pernas e bumbum enrijecidos e braços mais firmes. Porém, muitas acabam caindo na cilada de começar a tomar remédios sem boas procedências. Assim como tudo que fazemos nessa vida, há as consequências, sejam elas boas ou ruins, e neste caso há muitas negativas.

Veja abaixo uma lista que fizemos relatando quais são os principais riscos que este tipo de medicação inadequada pode causar ao seu organismo e a saúde:

  • Os anabolizantes ajudam no crescimento dos músculos sob o risco de câncer e infarto;

  • Pode gerar lesões devido ao súbito aumento de força e pouco preparo mental e nos tendões;

  • Perigo de morte;

  • Problemas cardiovasculares. A dosagem extra de hormônios causa o aceleramento do metabolismo, podendo obstruir veias e impedir a passagem do sangue de forma normal, o que pode ocasionar ataques cardíacos;

  • Surgimento de acne, pois quanto maior a dosagem de anabolizantes, mais oleosa a pele tende a ficar, o que pode ocasionar o surgimento de espinhas;

  • Problemas de fertilidade, já que há grandes riscos de atrofia dos testículos e infertilidade. As doses de hormônio levam à perda da capacidade de produzir testosterona, levando a possível impotência

  • Jovens menores de 21 anos que se arriscam ao uso de anabolizantes podem atrapalhar a fase de crescimento devido ao excesso de testosterona encontrada na fórmula, piorando o desenvolvimento natural.


ATIVIDADE


1. Atualmente, muito se fala sobre o uso indiscriminado dos anabolizantes.  Em relação a eles, por que os jovens estão aderindo com tanta frequência ao uso dessas substâncias tão prejudiciais?

a) Para tornar o sono melhor.

b) Com o intuito de estimular o apetite.

c) Com a finalidade de melhorar o desempenho escolar.

d) Para o aumento de massa muscular.



2. O uso de anabolizantes vem se tornando, a cada dia, um hábito comum, principalmente pelas pessoas que praticam esportes, para aumentar a competitividade ou simplesmente por questões estéticas. Sobre os anabolizantes, é correto o que se afirma em:

 

a) São vitaminas para melhoria do desempenho físico.

b) Não interferem na saúde do indivíduo.

c) Fazem mal à saúde.

d) Fazem bem à saúde.



3. O uso de anabolizantes gera efeitos colaterais, tanto em homens e mulheres. São alguns efeitos dos anabolizantes ao organismo do ser humano:

a) Acne e bem-estar físico.

b) Alterações de humor, o usuário fica mais calmo e melhora a força muscular.

c) Alteração da voz em mulheres e surgimento de mais pelos.

d) Perda de cabelo, crescimento dos músculos em pouco tempo e controla a diabetes.

 


4. A prática regular de uma atividade física traz uma série de benefícios ao corpo e à mente. Logo, são considerados como resultados benéficos da prática regular da atividade física o que se diz na alternativa:

a)  Diminui o estresse, melhora a força muscular.

b) Diminui a depressão e a densidade óssea.

c) Aumenta a diabetes e o bem-estar.

d) Melhora a autoimagem e aumenta o peso corporal.

 

 

 

5.Já sabemos dos reais efeitos e riscos das drogas anabolizantes na expectativa de alcançar um objetivo a curto prazo.  Conquistar um corpo bonito e saudável é o desejo de muitos que vão para as academias de ginástica. É possível cuidar do corpo com algumas mudanças de hábitos saudáveis sem a necessidade de drogas, como por exemplo:

 

a) Dieta com restrição total de alimentos.

b) Realizar atividade física o máximo de horas por dia.

c) Exercícios regulares com uma dieta de acordo com as necessidades do organismo.

d) Realizar três refeições ao dia, mastigando rapidamente os alimentos.