8P9 - Português 9 - 8º Ano - SIMULADO

TEXTO I 


O futebol é uma escola


1 Principalmente para as crianças e os jovens, o futebol é uma verdadeira escola: ai 

2 eles desenvolvem um jogo coletivo de equipe, e que exige cooperação. O futebol começa
3 no zero a zero e todos devem obedecer às mesmas regras. É uma situação de igualdade. 

4 E depois, todos dependem de todos, porque não adianta o artilheiro ser de primeira 

5 quando o goleiro é de quinta categoria, por exemplo. 

6 É por esse aspecto que o futebol é uma escola. Porque jogar mesmo não se aprende 


7 na escola. Podem se aprender regras, táticas, esquemas de jogo. Mas ginga,criatividade
8 e drible são coisas que ninguém ensina. Treinam-se e desenvolvem-se jogando. 

9 Nós esta!ll0s assistindo ao declínio do futebol de várzea, ou dos campos de peladas.
10 A ocupação desordenada das nossas cidades não respeita a necessidade de espaços 

11 onde as crianças possam jogar e treinar futebol. 1550 também está prejudicando a formação
12 de craques para o nosso esporte número um. Mas todos estamos torcendo para que 

13 esses problemas sejam superados. E aí vamos nos alegrar novamente com as vitótias da 

14 seleção e com o gol que - puxa vida - é, afmal de contas, a grande festa e a grande 

1 5 arte do nosso futebol! 

(FERREIRA, Maurício Murad. In Ciência Hoje das Crianças. nU 20,jev/mar, '1991.) 


Questão 1 - Leia o trecho: 


"O futebol começa no zero a zero e todos devem obedecer às mesmas regras. É uma situação de
igualdade." 

A expressão destacada refere-se 

  1. às escolas de futebol e ao nível de treinamento dos jogadores. 

  2. à dependência mútua entre os jogadores. 

c) à igualdade inicial do placar e obediência às mesmas regras. 

d) à necessidade de cada equipe jogar com garra, obedecendo às mesmas regras. 


Questão 2 – O texto que você acabou de ler tem como objetivo 

a) destacar a importância do futebol na formação das crianças e jovens. 

b) apontar as qualidades e os defeitos das escolas de futebol. 

c) discutir as dificuldades enfrentadas pelas crianças com a falta de espaço para jogar e treinar
futebol. 

e) informar que o futebol é o esporte número um do nosso país. 





Questão 3 –  Nas orações seguintes:


Os gatos estão comendo ração.


"Márcia e Flávia são boas alunas de matemática"


Os sujeitos se classificam respectivamente como:


a) simples – composto
b) composto – simples
c) oculto - composto
d) oculto -simples

Questão 4 – No período: "Vou fazer você viver um conto de fadas", quantas orações nós temos?


a) uma oração
b) três orações
c) quatro orações
d) duas orações


Questão 5 – Na oração: "Viajaram para a capital, Joana, Marcos e Francisca", o sujeito é:

a) sujeito simples
b) sujeito composto
c) sujeito oculto
d) sujeito indeterminado