TEXTO I
O futebol é uma escola
1 Principalmente para as crianças e os jovens, o futebol é uma verdadeira escola: ai
2 eles desenvolvem um jogo coletivo de equipe, e que exige cooperação. O futebol começa
3 no zero a zero e todos devem obedecer às mesmas regras. É uma situação de igualdade.
4 E depois, todos dependem de todos, porque não adianta o artilheiro ser de primeira
5 quando o goleiro é de quinta categoria, por exemplo.
6 É por esse aspecto que o futebol é uma escola. Porque jogar mesmo não se aprende
7 na escola. Podem se aprender regras, táticas, esquemas de jogo. Mas ginga,criatividade
8 e drible são coisas que ninguém ensina. Treinam-se e desenvolvem-se jogando.
9 Nós esta!ll0s assistindo ao declínio do futebol de várzea, ou dos campos de peladas.
10 A ocupação desordenada das nossas cidades não respeita a necessidade de espaços
11 onde as crianças possam jogar e treinar futebol. 1550 também está prejudicando a formação
12 de craques para o nosso esporte número um. Mas todos estamos torcendo para que
13 esses problemas sejam superados. E aí vamos nos alegrar novamente com as vitótias da
14 seleção e com o gol que - puxa vida - é, afmal de contas, a grande festa e a grande
1 5 arte do nosso futebol!
(FERREIRA, Maurício Murad. In Ciência Hoje das Crianças. nU 20,jev/mar, '1991.)
Questão 1 - Leia o trecho:
"O futebol começa no zero a zero e todos devem obedecer às mesmas regras. É uma situação de
igualdade."
A expressão destacada refere-se
às escolas de futebol e ao nível de treinamento dos jogadores.
à dependência mútua entre os jogadores.
c) à igualdade inicial do placar e obediência às mesmas regras.
d) à necessidade de cada equipe jogar com garra, obedecendo às mesmas regras.
Questão 2 – O texto que você acabou de ler tem como objetivo
a) destacar a importância do futebol na formação das crianças e jovens.
b) apontar as qualidades e os defeitos das escolas de futebol.
c) discutir as dificuldades enfrentadas pelas crianças com a falta de espaço para jogar e treinar
futebol.
e) informar que o futebol é o esporte número um do nosso país.
Questão 3 – Nas orações seguintes:
Os gatos estão comendo ração.
"Márcia e Flávia são boas alunas de matemática"
Os sujeitos se classificam respectivamente como:
a) simples – composto
b) composto – simples
c) oculto - composto
d) oculto -simples
Questão 4 – No período: "Vou fazer você viver um conto de fadas", quantas orações nós temos?
a) uma oração
b) três orações
c) quatro orações
d) duas orações
Questão 5 – Na oração: "Viajaram para a capital, Joana, Marcos e Francisca", o sujeito é:
a) sujeito simplesb) sujeito composto
c) sujeito oculto
d) sujeito indeterminado