Nesse período, os revolucionários também atacaram os privilégios do clero por meio da aprovação da Constituição Civil do Clero, em 1790. Essa medida tentou subjugar a Igreja Francesa à autoridade do Estado e contribuiu largamente para que o clero francês aderisse ao esforço contrarrevolucionário.
As tentativas de barrar a radicalização da revolução tornaram-se claras quando foi promulgada a nova Constituição Francesa em 1791. Ela transformou a França em uma Monarquia Constitucional e frustrou aqueles que esperavam que a França seria uma República com ampla democracia. Com isso, a Assembleia Nacional Constituinte transformou-se em Assembleia Legislativa.
Consolidaram-se, então, os dois grandes grupos políticos que marcaram a Revolução Francesa: girondinos e jacobinos. Esses grupos possuíam visões radicalmente diferentes em relação à condução do processo revolucionário. Os girondinos entendiam que as mudanças deveriam ser contidas, já os jacobinos achavam que as mudanças deveriam ser mais radicalizadas.
Os jacobinos e girondinos foram dois grupos organizados durante a Revolução Francesa. Jacobinos eram formados pelos mais pobres, a baixa burguesia e os girondinos pelos mais ricos.
Ambos queriam a queda do Rei Luís XVI. Durante o reinado, Luís XVI tentou implementar algumas ideias novas, como a absolvição dos escravos, aumentar a tolerância em favor dos protestantes, entre outras atitudes de cunho iluminista. Porém, a nobreza e outras camadas da sociedade eram contrárias às suas ideias.
Além disso, a crise e a miséria acabaram por inflamar a classe mais pobre da população contra o seu governo. Em julho de 1789, com a queda da bastilha, deu-se início a revolução francesa.
Em 1792 o rei foi preso e no ano seguinte guilhotinado. Nesse cenário, girondinos e jacobinos aparecem como dois grupos centrais para a tomada de decisões.
Quem Eram os Jacobinos e Girondinos?
Depois da queda do antigo regime, uma nova fase na vida política da França iniciou. Com a implementação de uma nova constituição, a Assembleia Legislativa Francesa nasceu para se tornar o placo de grandes decisões.
Os três poderes passaram a fazer parte desse cenário: o Legislativo para criar as leis, o Executivo fazer com que elas fossem executadas e ao Judiciário cabia o cumprimento das leis.
Nas assembleias, do lado direito ficavam os girondinos, o desejo principal era que a nova constituição fosse cumprida. Possuíam esse nome pois seu partido era chamado gironda. Eram burgueses moderados e defendiam a Monarquia Constitucional.
Eles pregavam melhorias para beneficiar principalmente a sua classe, como por exemplo a expansão do comércio. Em contrapartida faziam questão de excluir os mais pobres das eleições.
Os jacobinos, inicialmente eram moderados, mas diante das opiniões de seu maior influenciador Robespierre, a esquerda tornou-se extremista em suas ideias e atitudes.
O grupo formado por comerciante e profissionais liberais defendia a abolição da escravatura nas colônias da França, o fim da monarquia, fim de privilégios da nobreza e do clero, a erradicação da pobreza, uso da força contra pessoas contrárias a revolução e congelamento dos preços de artigos de primeira necessidade.
Inicialmente os Girondinos tinham uma participação maior nas decisões, inclusive tentavam mediar com o rei, ainda sob custódia do Estado, uma posição menos centralizadora e queriam que ele dividisse com um grupo de conselheiros, eleitos pelo povo, seu poder.
Atividade
1º-) Que grupos políticos surgiram durante a Revolução francesa? E por quem era formado cada um ?
-----------------------------------------------------------------------------------------
2º-) Quais as ideias defendidas pelos Girondinos e pelos Jacobinos ?
------------------------------------------------------------------------------------------------------
3º-) Quais poderes passaram a fazer parte do cenário politico durante a Revolução francesa ?
------------------------------------------------------------------------------------------------------