Palavras com S que têm som de Z (tirinha)
01 – No 2º quadrinho, ao dizer que o homem que passou está em fase terminal da vida, o que o leitor pensa que vai acontecer com esse homem?
1 LINHA
02 – O 3º quadrinho é responsável pelo humor do texto, pois nele o leitor descobre do que se trata a fase terminal da vida do homem. O que de fato aconteceria com ele?
1 LINHA
03 – Pela tirinha, que visão os dois personagens sentados no bar têm do casamento?
1 LINHA
04 – As palavras FASE e CASAR são escritas com S, mas têm som de Z. Descubra as palavras a seguir que também se escrevem assim, seguindo as pistas:
a) Língua falada no Brasil e em Portugal: __O_ _U__U__A.
b) Percepção do mundo exterior pelos olhos: __I__O.
c) Ato de ir ver alguém por cortesia ou obrigação: __I__T__.
d) Casa de detenção, penitenciária: __R__D_ .
e) Gasto: __E__P__A.
f) Separar, afastar do convívio social: ___O___R.
g) Acontecimento trágico: D___A__R__.
h) Fase crítica de uma situação ou doença; momento de desequilíbrio emocional: __R___E.
i) Quem tem medo de tudo: ___D____O.
j) Membro superior das aves que permite que elas voem: ____.
k) Lugar muito belo e agradável: PAR___O.
l) Destruir, danificar; fazer muito sucesso: A___A___R.
TEXTO PARA REESCREVER
O ASSASSINATO DA ORTOGRAFIA
No meu café da manhã, tinha sobre a meza, quejo, prezunto, mortandela, matega, saucinha e iogurte natural.
Mas o café estava sem asúcar e eu presizo de uma colher para mecher o café. Era tanta coisa que não sobrava espaso na meza.
Liguei a televisam e estava paçando o "Bom Dia São Paulo", onde mostrou como se constrói o espaso geográfico. Os home construimdo nos morros, as caza de simento e madera.
Mostrou que o alco é um produto estraído da canha de asúcar e a gasolina do petrólho e...
Desliguei a televisam, vesti uma calsa de lam, uma brusa e uma camisa por sima (o tecido da minha camisa é muito bonito) e fui andar de bicicreta.
Não intendo nada de matemática, mas em português eu sou "fera".
Autor desconhecido.
REESCREVA O TEXTO CORRETAMENTE:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________