9H6

História 6
9º Ano
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL


Antecedentes da Primeira Guerra Mundial

A evolução da ciência e da tecnologia foram características essenciais do século XIX, que foi marcado pelo progresso econômico dos países industrializados europeus. Esse período, que ficou conhecido por Belle Époque (Bela Época),retratou o otimismo da burguesia industrial em relação à obtenção de mais lucros para as suas empresas e a busca dos países ricos pela soberania do poder político mundial.

A Revolução Industrial influenciou muitos empresários a buscarem mais mercados consumidores para os seus produtos e também mão de obra barata para economizar durante a produção. Essas duas necessidades inauguraram a política imperialista, em que os países industrializados da Europa começaram a disputar o mercado mundial.

O capitalismo concorrencial do século XIX motivou o conflito entre diversas potências européias. O interesse em ampliar mercados e o domínio sobre regiões de interesse imperialista fez com que a Europa se transformasse em um verdadeiro barril de pólvora. A França desejava reconquistar a região da Alsácia-Lorena perdida para a Alemanha. Os grupos nacionalistas balcânicos indispunham-se com a dominação exercida pela Áustria e a Rússia. Ao mesmo tempo, as tensões diplomáticas entre Alemanha e Inglaterra pelo domínio de regiões afro-asiáticas pioravam essa situação.

Dessa forma, a frustração em torno das vias de negociação diplomática incentivou uma grande corrida armamentista entre as nações européias. O incentivo na compra e fabricação de armas agravou ainda mais as disputas econômicas, pois os grandes gastos no setor armamentista ampliavam a demanda por lucros e matéria-prima. Em meio a tantas animosidades, duas conferências ainda tentaram selar a paz entre as potências. Em 1898 e 1907, a cidade de Haia foi o lugar onde ainda tentaram vetar uma possível guerra.

Essa disputa econômica foi gradativamente aumentando a rivalidade entre vários países, que começaram a se preocupar com a possibilidade de ocorrência de um confronto militar. Países como Inglaterra, França, Alemanha e Itália iniciaram uma corrida armamentista, realizando fortes investimentos em tecnologia bélicasem que existisse necessariamente uma guerra. Este período ficou conhecido pelos historiadores como "Paz Armada".

O receio de um conflito por questões econômicas fez com que as potências europeias se dividissem em blocos. De um lado, originou-se a Tríplice Aliança, formada por Alemanha, Império Austro-húngaro e Itália. Do outro lado, formou-se a Tríplice Entente, integrada por Rússia, França e Inglaterra. Essas alianças aumentaram ainda mais a rivalidade política entre os países e acirraram ainda mais o cenário de tensão que antecedeu a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918).


Dessa maneira, a Europa estava politicamente dividida entre os dois grandes acordos firmados na época. A Tríplice Entente e a Tríplice Aliança perfilavam a rivalidade num cenário bastante conturbado. A mobilização de potências em blocos preparou boa parte das condições necessárias para que ocorressem os conflitos da Primeira Guerra Mundial.

                                                 Atividade

1°) Após a leitura do texto sobre Os antecedentes da Guerra responda o que se pede explicando cada item.

  1. Politica Imperialista.

  2. Corrida Armamentista.

  3. Paz armada.

  4. Tríplice Entente e Tríplice aliança .

2°) O século XIX, foi marcado pelo progresso econômico dos países industrializados europeus. Nesse período, ocorreu a Belle Époque explique o que isso significou   naquele momento que antecedia a Primeira Guerra  Mundial ?     



3°) Após análise do mapa responda.

a) Que países faziam parte da tríplice Entente e da  Tríplice Aliança.



                                                 Bom desempenho