Desenvolvimento Sustentável
O desenvolvimento sustentável é um conceito que corresponde ao desenvolvimento ambiental das sociedades, aliado aos desenvolvimentos econômico e social.
O conceito clássico de desenvolvimento sustentável é:
"Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações".
Em outras palavras, o desenvolvimento sustentável é aquele que assegura o crescimento econômico, sem esgotar os recursos para o futuro.
O conceito surgiu, em 1983, criado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Ele foi criado para propor uma nova forma de desenvolvimento econômico aliado ao ambiental:
"Na sua essência, o desenvolvimento sustentável é um processo de mudança no qual a exploração dos recursos, o direcionamento dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional estão em harmonia e reforçam o atual e futuro potencial para satisfazer as aspirações e necessidades humanas".
EXERCÍCIO:
01-O que é desenvolvimento sustentável?
02- A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
O uso dessa expressão tem a finalidade de:
a) sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento.
b) garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta.
c) sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.
d) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.
e) divulgar a insustentável situação do meio ambiente.
03- A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito considera-se que:
a) o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
b) os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
c) ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.
d) deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.
e) são as riquezas acumuladas nos países ricos, em prejuízo das antigas colônias durante a expansão colonial, que devem, hoje, sustentar o crescimento econômico dos povos.
04- Nas últimas décadas, houve um aumento da preocupação da sociedade com as questões ambientais. No mundo atual, é cada vez mais recorrente a ocorrência de eventos climáticos extremos, assim como a diminuição da disponibilidade de recursos ambientais que são empregados nas diferentes atividades produtivas. São exemplos de fenômenos que têm gerado o aumento do debate sobre as questões relacionadas ao meio ambiente:
A) o congelamento do Ártico e a poluição das ilhas oceânicas.
B) o aumento do número de plásticos e das reservas de petróleo.
C) o nivelamento dos níveis dos oceanos e a preservação do Pantanal.
D) o enfraquecimento do El Niño e o aumento da pesca marítima.
E) o aquecimento da temperatura terrestre e as mudanças climáticas.
05- A emergência da questão ambiental atual remete às intensas discussões sobre o meio ambiente, do nível local ao global. Porém, esse debate tem sua origem no século passado, a partir das discussões sobre o aumento dos impactos ambientais, realizadas por organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU). Qual o nome do primeiro encontro das Nações Unidas que discutiu abertamente a questão ambiental?
a) Encontro das Nações Unidas para o Meio Ambiente Próspero.
b) Encontro das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Sustentabilidade.
c) Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
d) Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.
e) Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano.