6º Ano
POVOS DO ORIENTE
Mesopotâmia, palavra que significa "entre rios", é o nome de uma região do Oriente Médio localizada entre os rios Tigre e Eufrates. Atualmente esta histórica região constitui o território do Iraque. A paisagem do Oriente Médio é formada, em grande parte, por desertos e montanhas, e desde a Antiguidade as condições para o cultivo de alimentos e a criação de animais são muito difíceis.
A Mesopotâmia, no entanto, tinha uma característica diferente: em certas épocas do ano, os rios Tigre e Eufrates enchiam e inundavam suas margens. A água das cheias era canalizada e utilizada para a irrigação do solo, tornando-o apropriado para o desenvolvimento da agricultura.
Aproveitando a fertilidade do solo da Mesopotâmia, vários povos nela se fixaram e, no decorrer de milhares de anos, desenvolveram importantes civilizações, entre elas a dos sumérios e a dos babilônios.
Sumérios: Desenvolveram um importante sistema de canalização dos rios para melhor armazenar a água para sua comunidade. Também criaram a escrita cuneiforme, registrando os detalhes de seus cotidianos através de placas de argila, e os zigurates, construções piramidais que serviam de armazenamento de produtos agrícolas e de prática religiosa.
Babilônios: Criaram os primeiros códigos de lei para controlar a sociedade, como as Leis de Talião (leia: Código de Hamurabi), formuladas pelo Imperador Hamurabi, que previam castigos severos aos criminosos de acordo com a gravidade de seus delitos. Por volta do século VII a.C., o Imperador Nabucodonosor II, que formava o Segundo Império Babilônico, ordenou que fossem construídos dois templos que serviriam de grande reverência arquitetônica: os Jardins Suspensos e a Torre de Babel.
Além dos sumérios e babilônios, outros povos habitaram a Mesopotâmia, como assírios e caldeus.
Assírios: Tinham uma ampla organização militar e eram ávidos pela guerra. Quando dominavam determinados territórios, impunham castigos cruéis aos inimigos como forma de intimidá-los, para demonstrarem sua hegemonia.
Além destes, os acádios e amoritas, dentre outros, também constituíram a sociedade mesopotâmica. Eles eram povos politeístas (acreditavam em vários deuses) e tinham uma ligação religiosa com a natureza.
Os povos da Mesopotâmia também desenvolveram a economia através da agricultura e dos pequenos comércios de caravanas, com base em uma política centralizada por um rei ou imperador.
Por volta do século VI a.C., o Império Persa se fortaleceu sob comando do Imperador Ciro II, que não poupou esforços para tomar o poder dos babilônios, que tinham pleno domínio da Mesopotâmia. A conquista dos persas acabou com as primeiras formas de dinâmica culturais que marcaram a sociedade de origem mesopotâmica, uma das pioneiras da Antiguidade.
Observe o esquema abaixo, que representa, de modo geral, a estrutura das sociedades mesopotâmicas.
Agora é a sua vez!
Com base na leitura do texto, responda as questões
ATIVIDADE
01. Mesopotâmia é o nome dado faixa de terra que corta dois grandes rios, por isso, a palavra significa "entre rios". Quais são eles?
a) Vermelho e Tigre
b) Tigre e Eufrates
c) Eufrates e Vermelho
d) Purus e Tigre
02. A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na antiguidade, foi berço da civilização sumeriana por:
a) ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos de diversas culturas.
b) ter um solo rico em minérios que não favorecia a agricultura
c) apresentar uma área agricultável extensa.
03. Quais foram os povos que habitaram a mesopotâmia?
----------------------------------------------------------------------------------------------
04. QUESTÃO EXTRA
Analise as alternativas a seguir e diga se elas são verdadeiras ou falsas
a. Os povos mesopotâmicos eram monoteístas, isto é, acreditavam
na existência de um único deus. ________________
b. Os sumérios desenvolveram um importante sistema de canalização dos rios para melhor armazenar a água. _________________
c. Os assírios tinham uma ampla organização militar e eram ávidos pela guerra.
________________
d. Os assírios tinham uma ampla organização militar e eram ávidos pela guerra._________________