Geografia 3
9º Ano
A globalização
A Globalização:
A globalização é um termo que foi elaborado na década de 1980 para descrever o processo de intensificação da integração econômica e política internacional, marcado pelo avanço nos sistemas de transporte e de comunicação. Por se caracterizar como um fenômeno de caráter mundial, muitos autores preferem utilizar o termo mundialização.
É preciso lembrar, porém, que, apesar de ser um conceito recentemente elaborado, a sua ocorrência é antiga. A maioria dos cientistas sociais marca o seu início no final do século XV e início do século XVI, quando os europeus iniciaram o processo de expansão colonial marítima. Com isso, é possível perceber que a globalização não é um fato repentino e consolidado, mas um processo de integração gradativa que está constantemente se expandindo.
O processo de globalização, em seus moldes atuais, vem sendo duramente criticado por alguns intelectuais e grupos sociais organizados. A principal afirmação é de que esse processo ocorre de uma forma que beneficia apenas as elites econômicas e os países dominantes, em detrimento das populações pobres e regiões de todo mundo.
O ponto central das críticas é que os avanços tecnológicos e das comunicações sempre alcançam primeiramente aqueles que possuem um poder aquisitivo superior. Outro fator é que, com as expansões das inúmeras multinacionais em todo o mundo, amplia-se a concentração de renda, de modo que o número de pessoas contempladas pelos benefícios da mundialização diminui constantemente. Um exemplo a ser citado é o fato de as três pessoas mais ricas do mundo somarem mais riquezas do que os 48 países mais pobres do mundo juntos.
Além disso, segundo os críticos da globalização, o processo de integração mundial foi construído tendo como base o modelo europeu de cultura e civilização. Assim, toda forma de conhecimento e comportamento teria sido estabelecida com base nos padrões eurocêntricos de moralidade, suprimindo povos e culturas tradicionais de outros países, considerados “inferiores” pela ideologia dominante.
EXERCÍCIO:
01- A globalização é um processo contínuo de integração, em especial, econômica do globo. Para tal, torna-se necessário a disponibilidade de ferramentas que permitem a organização das redes e dos fluxos entre as diferentes regiões do mundo. Desse modo, pode-se apontar que a globalização está amparada no
a) protecionismo econômico praticado pelos países desenvolvidos.
b) desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação.
c) emprego de técnicas tradicionais de produção, como o fordismo.
d) comprometimento com o desenvolvimento sustentável das nações.
e) processo industrial altamente concentrado nos países emergentes.
02- Com relação ao espaço mundial, o processo de globalização provoca uma homogeneização da produção e do consumo em nível global, porém esse processo não é uniforme em todo o planeta. Desse modo, pode-se afirmar que a globalização resultou na
a) melhoria da qualidade de vida das populações periféricas.
b) utilização de mão de obra com baixa qualificação profissional.
c) acentuação da desigualdade social entre diferentes regiões.
d) diminuição dos impactos ambientais gerados no globo.
e) centralização econômica dos governos neoliberais.
03- A globalização provocou profundas mudanças nos sistemas globais de produção. É uma característica desse sistema a
a) fragmentação da produção industrial.
b) utilização de mão de obra braçal.
c) existência de grandes estoques de produtos.
d) concentração das unidades fabris.