9H1

 





História 1
9º Ano
Introdução ao estudo da História


Divisão tradicional da história


Estudiosos dividiram a história em quatro períodos: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

O marco inicial com dessa periodização é a invenção da escrita ocorrida por volta de 6 mil anos atrás. Essa divisão é utilizada por historiadores de todo o mundo e está em praticamente todos os livros de história.

Apesar de sua ampla difusão, essa periodização recebe muitas críticas, pois valoriza apenas as transformações políticas das sociedades europeias, dando pouca atenção a aspectos econômicos, sociais e culturais, além de colocar em segundo plano a história de outros lugares do mundo.

Outro problema criado por essa divisão foi classificar como Pré-História todo o período anterior á invenção da escrita. O termo pré-histórico pode ser entendido de maneira pejorativa, pois se baseia na ideia de que os povos que não conheciam a escrita não mantinham história. Acontece que nem todas as sociedades sentiram necessidade de desenvolver formas de registro escrito.

Atualmente, os pesquisadores reconhecem que todos os povos têm história, mesmo sem dominar a escrita, inúmeras sociedades produziram ferramentas, aproveitaram os recursos da natureza para garantir a sua sobrevivência, criaram diferentes formas de arte e de religião e nos deixaram vários testemunhos sobre os modos de vida que construíram.

A fonte histórica e o trabalho do historiador


Ao ensinar História para nossos alunos, devemos nos preocupar com a introdução dos conceitos base da História como, por exemplo, o que é história, como fazemos história, o que é fonte histórica e como vamos descobrir histórias de povos que estão muito distantes de nós no tempo e no espaço. A História nada mais é que uma investigação do passado e os historiadores são os detetives que vão identificar inúmeras características desse passado ora distante ora próximo ao seu cotidiano. Tudo o que acontece em nossas vidas é história, uma festa, uma tarde com os amigos, um dia frente à TV, uma manhã de estudos, tudo isso faz parte da nossa história e as nossas ações também vão interferir em outras pessoas dentro da sociedade, por isso a história oral de nossos parentes mais experientes sempre têm mais de um personagem. A partir do momento em que nascemos, começamos a construir nossa história. Todas as nossas ações independentes da moral e da ética vão estabelecer a história da nossa família e dependendo de suas conquistas pode até influenciar sua cidade, estado ou país. Durante nossa vida nossas ações são em síntese a nossa história. Tudo o que vamos produzir será histórico. Todas as ações humanas e seus produtos vão nos dar indícios de como tal povo vive ou viveu. Nossa tecnologia fatalmente será parte de um sítio arqueológico no futuro. Cabe a nós professores e historiadores investigar e reconstruir as ações humanas no seu tempo e no seu espaço respeitando as características de cada povo e tendo como princípio que a história que foi investigada não contém uma verdade absoluta, pois vai depender do olhar de cada professor/ historiador. (retirado do blog: www.artigosdehistoria.blogspot.com).




Atividade


01. Quais são os períodos em que a história tradicionalmente está dividida?

02. De acordo com essa periodização, qual é o marco inicial da história?

03. Ainda segundo essa divisão, em que idade estaríamos hoje?

04. De acordo com nossos estudos marque CERTO (C) OU ERRADO (E).
a) (C)(E) As fontes históricas são coisas fabricadas pelo ser humano.
b) (C)(E) A História é uma ciência, pois seus estudos são todos provados por meio das fontes históricas.
c) (C)(E) O único tipo de fonte histórica é a Fonográfica.
d) (C)(E) Os testemunhos orais podem ser considerados como fontes históricas.
e) (C)(E) A História é a ciência que estuda o passado e assim compreender a cultura dos povos antigos


05. Depois da leitura do texto, cite exemplos fontes históricas escritas e não escritas.